Há sempre, em todas as gerações de Coimbra, um Mestre que para elas simboliza a excelência na asneira como, por exemplo, o Doutor Assis !
Na sala onde existia um do mesmo calibre que o célebre Doutor Assis, uma mão irreverente escreveu no umbral da porta a apresentação :
"Há mil e uma maneiras.
De um indivíduo ser chato.
Nós, aqui na "Peneira" ( Antiga Faculdade de Letras onde hoje está a Biblioteca Geral )
Temos um que, pelo trato,
Tem de ser um chato-nato !
É, meus senhores, ... o Assis !"
Um dia o Mestre, talvez num súbito clarão de auto-crítica, deu-se ao luxo de meter um assistente.
Chamava-se Bacalhau.
Escolheu-o tão bem que a apresentação logo se completou com mais dois versos inspirados:
"É mau,
Mas pior que o Assis,
É o Bacalhau !"
( Adaptado de: JOÃO FALCATO, Coimbra dos Doutores. Coimbra, Coimbra Editora, Limitada, 1957, pp. 117-118. )