sábado, 14 de agosto de 2010

Setas de São Sebastião

Os estudantes da Faculdade de Direito - Adolfo Capon, Eduardo Barreiros e Eduardo Segurado - que, em 1864 roubaram o badalo do cabrão, cometeram uma façanha que ficou na história da Academia.
No arco do Aqueduto de São Sebastião ( vulgo Arcos do Jardim ) junto à Casa do Prof. Bissaya Barreto Rosa localizava-se um nicho com a imagem do santo, cravado com setas de prata.
Uma noite, os três académicos, pondo em risco a sua vida terrena e ( talvez ) comprometendo a sua vida gloriosa no Paraíso, trepam ao referido nicho e roubam as ditas setas de prata ( bem grossas e pesadas, por sinal ... ) e deixam uma piedosa e bem intencionada inscrição na barriga do santo, no lugar das setas, artisticamente escrita em letras grandes:

"Basta de sofrimento !!"


( Adaptado de: ALBERTO SOUSA LAMY, A Academia de Coimbra 1537-1990.Lisboa, Rei dos Livros, 1990, p.640.)