sábado, 14 de agosto de 2010

Dístico de Casa em Celas

A casa do Professor E. A. em Coimbra tinha um pequeno alpendre, onde, junto à porta , se encontravam uns azulejos com os seguintes dizeres:

"Se passares e fores meu amigo
Bate, entra e senta-te à mesa comigo !"

Três estudantes, com alguma lata, tocaram à campaínha e disseram ao Professor:

" Passámos, lemos, batemos e queremos entrar !"

Levaram tal corrida que logo na Queima das Fitas seguinte, dessa década de 40 do Século XX, apareceu um cartaz:

"Ó Egídio, tira o dístico !"

( Adaptado de: RUI FERREIRA COELHO, Humor de Angola e não só. Vila do Conde, 1989, pp. 67-68.)