Felisberto Pika, estudante famoso de Coimbra, estando a copiar num exame, com a sebenta ao colo, mal viu o professor dirigir-se para ele, tapou a sebenta com a capa.
- Que tem o senhor no regaço ?
- São rosas, Sr Professor !
- Ora deixe ver ...
- Raios partam, não se fez o milagre !
( Adaptado de: RUI FERREIRA COELHO, Humor de Angola e não só. Vila do Conde, 1989, p. 71.)