domingo, 11 de dezembro de 2011

Passarinho Branco

Apareceu em Coimbra um rapaz, Augusto da Fonseca, aluno de Medicina que tinha a alcunha de " passarinho branco ", sem que se soubesse porquê ...
Gaguejava, ligeiramente, quando se irritava e tinha uma maneira muito pitoresca de falar.
Um dia, vendo-se consumido pela falta de tempo para preparar uma aula prática do Dr. Basílio Freire, professor de Anatomia e notável morfologista,  recorre a um amigo que já tinha feito essa cadeira, pede-lhe a preparação que este tinha utilizado e apresenta-a diante do professor.
O Mestre, que tinha uma memória de ferro, ouve a explicação do aluno, atentamente, e, depois, diz-lhe pensantivo:

- Tenho ideia que essa preparação já me foi apresentada ...

O aluno endireita a alta estatura cheio de dignidade ofendida, e responde gaguejante, mas pleno de convicção:

- Não se me consta !

( Adaptado de: RAFAEL SALINAS CALADO, Memórias de um Estudante de Direito. Coimbra, Coimbra Editora, Limitada, 1942, pp. 227-8 )